03/03 (18h20) - Atualizado em: 03/03 (18h20)

Floriano já 'respira' carnaval. Saiba tudo o que vai acontecer!

O município de Floriano se destaca, entre outras coisas, pela produção de cultura, tendo como o carro chefe o Carnaval. Essa festa que é um marco na história da acolhedora Princesa do Sul foi resgatada em 2005 pelo governo Joel Rodrigues. De lá pra cá, vem se consolidando como o maior e melhor carnaval do Piauí. Este ano não vai ser diferente.

Todos os anos, turistas de várias partes do Brasil escolhem Floriano como destino certo para brincar o carnaval. A maioria vem de Brasília – DF, São Luís-MA, Palmas-TO, São Paulo-SP, Goiânia-GO, Recife-PE, entre outros, e que somados aos foliões vindos de norte a sul do Piauí e de Floriano, lotam as avenidas nos arrastões e no cais da beira-rio, o corredor da folia de Floriano. A estimativa é que diariamente, mais de 20 mil foliões saiam às ruas, seja em blocos alternativos ou de amigos, seja para os clubes ou para o cais do porto, onde todas as noites os foliões são recebidos com muita música e animação, ao som das bandas e trio elétricos.

O carnaval da Princesa do Sul se caracteriza pela diversidade de opções; carnaval pra todos os gostos e faixas etárias: Carnaval infantil conhecido como Arrastinho e carnaval da 3ª idade, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Semdas); desfile de blocos e escolas de samba; blocos não concorrentes; Banda Malandra (consagrado Zé Pereira de Floriano); CapsFolia, Bloco das Virgens (marcado pela irreverência); blocos alternativos Furacão e Me Acha, com estimativa de 6 mil foliões; bloco Chega Chia; bloco Futucana; Os Piratas, Chanas Cheirosas, entre outros e dois grandes arrastões da alegria, marca registrada da administração Joel Rodrigues, além do carnaval no Cais.

Com o tema “Explosão de Alegria”, a folia de momo em Floriano tende a ser um sucesso absoluto. Com estrutura consolidada, o Carnaval de rua de Floriano caminha com pernas próprias. São mais de dez blocos independentes, entre eles os dois maiores – Furacão e Me Acha – estimativa de 6 mil foliões cada, em 2011. Além desses, o Futucana, os Piratas, o Chega Chia, o bloco das Virgens (marcado pela irreverência), o Tradição, os Ingratos, as Chanas Cheirosas, e o Zé Pereira de Floriano.

O carnaval Explosão de Alegria da Princesa do Sul vai ter no cais da beira rio trio-elétrico Beleza Pura, bandas Patchanka e Carimbada (Salvador), Marabaiano (São Luis), A Comandante (Fortaleza), Tribales e Rosa Xote (Teresina). No sábado e na segunda-feira de carnaval acontecem os famosos arrastões com mais de 30 mil pessoas.

As Escolas de Samba Mangueira, Arrocha Um Aperta o Outro, Mocidade e Rosa de Ouro estão confirmadas na passarela do samba. Entre os blocos de samba desfilam União do Samba, Acadêmicos do Irapuá, Unidos da Princesa, Vira – Virou, Unidos do Sete e Se Liga. A competição tem desfiles no sábado e na segunda-feira de carnaval, na avenida Getúlio Vargas.
A cidade ainda tem a animação dos blocos alternativos: Furacão e Me Acha, com bandas e trio-elétricos independentes nas concentrações e percursos até o cais do porto.

O Bloco Furacão promete movimentar o Carnaval 2011 em Floriano (PI), com Netinho (Bahia), Jheremmias, Pepê Jr & Sambauê e Ricardo Chaves. Cerveja e refrigerante liberados na concentração e percurso. O melhor e maior bloco do Piauí completa 10 anos de muito sucesso e contará também com a Banda Máxima, Nave Irada, Trio Mega Lider e Turbo Som.

Além do Bloco Furacão o Carnaval de Floriano terá a animação de outro bloco, que é uma novidade na cidade. Trata-se do bloco “Me Acha”.

Confira a programação completa do carnaval de Floriano:

SEXTA-FEIRA - 04/03/2011

- 08:00h: Arrastinho (para crianças), na Praça da Bandeira (Semdas)
- 19:00h: Bloco das Virgens com trio elétrico e banda no Bar do Zé Gatão
- 22:00h: Bloco “Os Piratas” na rua Antonino Freire
- 23:00h: Carnaval da Alegria no Cais com Trio Elétrico “Beleza Pura” e banda Tribalis”

SÁBADO - 05/03/2011

- 14:00h – Som mecânico com mini-trio no Cais do Porto
- 19:00h – Bloco Furacão com trio elétrico Megalider e Ricardo Chaves
- 19:30h – Bloco Me Acha com o trio elétrico Twister e Banda Forró dos Plays
- 21:00h – I Arrastão da Alegria c/ trio elétrico “Beleza pura” e Banda “Pimenta nativa”
- 00:30h – Show com a Banda “Rosa Xote”, no Cais do Porto.

DOMINGO - 06/03/2011

- 14:00h – Som mecânico com trio elétrico “Beleza Pura” no Cais do Porto.

DESFILE DE ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO DE ACESSO E DE BLOCOS:

- 17:00h – Chanas Cheirosas
- 17:30h – Bloco dos Sexagênários, Capsfolia e Projovem
- 18:00h – Desfile de Blocos de Samba
- 21:00h – Bloco Furacão com trio elétrico Megalider e Banda Sambauê
- 21:30h – Bloco Me Acha com trio elétrico Twister e Banda Chicabana
- 21:30h – Show com a Banda “A Comandante” no Cais do Porto
- 00:30h – Show com a Banda “Levada Elétrica” no Cais do Porto

SEGUNDA-FEIRA - 07/03/2011

- 14:00h – Som mecânico com trio elétrico “Beleza Pura” no Cais do Porto.
- 19:00h – Bloco Furacão com trio elétrico Megalider e o cantor Netinho.
- 19:30h – Bloco Me Acha com trio elétrico Twister e Banda Oz Bambaz
- 21:00h – II Arrastão da Alegria com trio elétrico “Beleza Pura” e Banda “Patchanka”
- 00:30h – Show com a Banda “Marabaiano”, no Cais do Porto.

TERÇA-FEIRA - 08/03/2011

- 14:00h – Som mecânico com trio elétrico no Cais do Porto.
- DESFILE DE ESCOLAS DE SAMBA E BLOCOS – AV. GETÚLIO VARGAS
- 18:00h – Chanas Cheirosas
- 18:25h – Desfile de Escolas de Samba
Veja mais imagens (clique para ver maior) 201133182254.jpg 20113318247.jpg 201133182432.jpg 20113318256.jpg

Comente com Facebook