30/03 (10h37) - Atualizado em: 30/03 (10h37)

Encontro da Rio+20 acontece hoje em Teresina

Teresina recebe nesta sexta-feira (30) o Encontro Regional Nordeste de secretários de Meio Ambiente das capitais, das 9h às 13h, no auditório do Metropolitan Hotel. A reunião serve de preparação para a conferência Rio mais vinte, que o Brasil sediará em junho, reunindo líderes do mundo todo para discutir meios de transformar o planeta em um lugar melhor para se viver.

Para o secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), Deocleciano Guedes, o encontro é uma oportunidade ótima para a discussão de temas bastante amplos, se falando dos recursos naturais, com diversos gestores de cidades que possuem um perfil extremamente similar ao de Teresina.

Todas as capitais do Nordeste já confirmaram presença e estarão representadas por seus secretários de meio ambiente e/ou de planejamento para a discussão de novos planos de ação. A coordenação da conferência confirmou presença, por meio de seus representantes, em todos os encontros preliminares. O secretário de Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz, acompanhará a reunião dos secretários em Teresina, com o intuito de promover uma melhor integração entre os gestores para o encontro de maio.

Carlos Alberto Muniz é vice-prefeito eleito da cidade do Rio de Janeiro, secretário de Meio Ambiente e presidente da Comissão Municipal da Rio mais 20. Ganhou repercussão ao comandar uma série de projetos sustentáveis como o Programa de Reflorestamento da Cidade; implantação da Política Municipal de Mudanças Climáticas, estabelecendo metas de redução das emissões de gases do efeito estufa; além de duplicar a rede de ciclovias na cidade. Hoje, a capital do Rio de Janeiro possui a segunda maior rede do tipo da América Latina.

Rio mais 20

Este ano, completam-se duas décadas desde a realização da conferência ECO-92, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. Agora, em junho de 2012, a cidade do Rio de Janeiro volta a sediar uma reunião do tipo: o Rio mais 20. O encontro partiu de uma iniciativa das Organização das Nações Unidas (ONU) e servirá para a discussão de temas envolvendo a sustentabilidade global, como mudanças climáticas, diminuição da pobreza e estimulo à economia verde.

Um mês antes da conferência, a prefeitura do Rio de Janeiro promoverá, nos dias 11 e 12 de maio, um encontro a fim de reunir os secretários de meio ambiente de todas as capitais brasileiras. A reunião servirá para a apresentação das melhores práticas e casos de sucesso, além da discussão sobre a importância e contribuição que todas as cidades poderão oferecer para a reunião da Rio mais 20, através da “Carta do Rio de Janeiro para a Sustentabilidade” – que será elaborada em conjunto por todos os gestores.



Edição: Tássia Loiola
Fonte: Portal da Clube

Comente com Facebook