25/05 (07h59) - Atualizado em: 25/05 (07h59)

Estado realiza seminário sobre segurança hídrica no Território Serra da Capivara

O I Seminário sobre Segurança Hídrica do Território Serra da Capivara será realizado nos dias 26 e 27 de maio, em São Raimundo Nonato. O evento é uma realização do Governo do Estado do Piauí, por meio das secretarias de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Rural, em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O seminário tem por objetivo promover o debate público sobre a oferta de água e as demandas hídricas no território, tendo como foco os arranjos produtivos priorizados e o potencial da mineração da região.

Os painéis e palestras resultarão em um documento-síntese em três módulos: dimensões jurídicas das políticas de desenvolvimento (legalidade; condicionantes; garantias); questões postas ao desenvolvimento (da diversidade humana e ambiental e sua articulação com os projetos econômicos); protocolo como instrumento de governança, que visa compor a peça com os desdobramentos práticos de políticas de planejamento, pesquisa e articulação entre agentes e poderes, ou seja, controle social. 

Estão sendo aguardados para o debate representantes de instituições como Univasf, Universidades Federal e Estadual do Piauí, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Agência Nacional de Águas (ANA), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis do Piauí (Seminper);  Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM)/Sup. Piauí, Ministério Público, Cáritas, Comissão Pastoral da Terra, MAM/Coletivo Antônia Flor, Comitê Nacional dos Territórios Frente à Mineração, Pesquisadores de Grandes Projetos de Mineração (Poemas) da Universidade de Juiz de Fora, Instituto Sócio Ambiental (ISA), Galvani,  Comitê de Bacias Hidrográficas - Piauí/Canindé,  Penud, Prefeituras do Território da Serra da Capivara (APPM), Poder Legislativo do Território Serra da Capivara e Movimento Quilombola.

O seminário é aberto a todos os seguimentos da sociedade civil e será realizado no auditório da Univasf, rua João Ferreira dos Santos, s/n. Para facilitar o acesso aos participantes, haverá traslado até o local do evento partindo da Praça do Abrigo, em horários alternados.

redacao@suldopiaui.com.br

Comente com Facebook